domingo, 2 de maio de 2010

Conclusões dos resultados dos inquéritos às turmas do 12ºano do curso de CTecn da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas (Linda-a-Velha)

Conclusões dos Inquéritos ao 12º A

5ª Pergunta: Para ti, quais são os desportos que se englobam nos processos de reabilitação/terapia?

Nesta questão, e referindo apenas o sexo masculino, a maior parte dos inquiridos respondeu correctamente natação e equitação. Outros apresentaram respostas erradas, como por exemplo, massagens, musculação e corrida, pois massagens e musculação não são desportos e no caso da corrida traz ao paciente um esforço físico demasiado intenso.
Por parte do sexo feminino, o número dos inquiridos a responder correctamente natação e equitação foi bastante superior ao do sexo oposto. Os poucos que erraram responderam “todos os desportos” e basquetebol. Todos os desportos é obvio que está errado, no caso do basquetebol, tal como na corrida, este traz ao paciente um esforço físico com uma grande intensidade.

6ª Pergunta: Dos desportos a seguir referidos assiná-la (X), quais os que NÃO fazem parte dos Jogos Paralímpicos.
Opções: Natação, Futebol, Atletismo, Boccia, Golfe, Ginástica, Ténis, Goalball, Equitação e Basquetebol.

As respostas a esta questão por parte dos inquiridos demonstraram uma certa falta de conhecimento acerca dos desportos que fazem parte dos Jogos Paralímpicos. Por um lado, no sexo masculino, ninguém apresentou a resposta totalmente certa, por outro lado, no sexo feminino apenas 7% acertaram totalmente à questão. Destes resultados podemos concluir que o interesse acerca desta vertente do desporto é quase inexistente, talvez pelo facto da comunicação social a pouco divulgar. Já todos nós assistimos a jogos que dão na televisão dos nossos atletas nacionais em provas dos mais variados eventos de alta categoria como os Jogos Olímpicos mas poucos de nós tiveram a oportunidade de observar actividades de atletas paralímpicos.

7ª Pergunta: Achas que a nossa sociedade está preparada para acolher pessoas portadoras de deficiências?

Entre os dois sexos as respostas foram praticamente opostas. A maioria dos rapazes respondeu que a sociedade estava preparada para acolher pessoas portadoras de deficiências. Do lado do sexo feminino as respostas foram contrárias, pois a maioria respondeu que a sociedade não estava preparada. Nesta questão as respostas e opiniões podem divergir bastante, porque em alguns aspectos a sociedade até está preparada, mas noutros não, como por exemplo, nas acessibilidades em alguns locais. O apelo que fazemos a estes resultados é o de que a sociedade precisa de se consciencializar acerca desta realidade e dessa consciencialização tomar atitudes correctas contra a discriminação e o preconceito, pois todos estamos sujeitos a adquirir qualquer limitação física ou psicológica nas mais variadas circunstâncias da vida, que é tão frágil. E para além dessa alteração de civismo, quanto mais cedo se começar a pensar em todos, mais cedo nos aproximaremos da igualdade de oportunidades, em que esperemos que haja acessos a todas as pessoas.

8ª Pergunta: Se não, o que achas que é necessário melhorar/mudar?

As respostas que obtivemos nesta pergunta vão de acordo com as opiniões e observações do grupo. A crítica à falta de acessibilidades, à discriminação existente e ao insuficiente ensino especializado, vão de acordo com a realidade em que a nossa sociedade se encontra. Nem tudo é mau, mas é verdade que se pode melhorar alguns aspectos de máxima importância para o quotidiano destas pessoas.

9ª Pergunta: De que forma é que o desporto pode ajudar as pessoas com deficiência a ultrapassar as dificuldades que lhes surgem? Exemplifica.

Nesta questão, as respostas e exemplos apresentados são, de facto, os mais importantes para as pessoas com deficiência poderem ultrapassar dificuldades que lhes surgem. Os alunos do 12ºA estão conscientes da importância do desporto na vida das pessoas com deficiência, pois dos diversos exemplos que deram, referiram que a prática desportiva auxiliava o deficiente a integrar-se socialmente, a alcançar uma maior auto-estima e a desenvolver capacidades motoras e mentais.




Conclusões dos Inquéritos ao 12ºB

5ª Pergunta: Para ti, quais são os desportos que se englobam nos processos de reabilitação/terapia?

Em relação a esta 5ª pergunta, os inquiridos pertencentes ao sexo masculino referiram três desportos: a natação, a equitação e o basquetebol. Do sexo feminino, as opiniões são muito divergentes: há um grande predomínio para a natação e de resto são indicados alguns desportos paralímpicos, tais como a boccia e o atletismo, que não são os mais indicados para fins terapêuticos. Há ainda quem tenha como resposta, fisioterapia, que nunca esperámos que nos aparecesse pelo simples facto de não ser um desporto. O futebol e a ginástica não fazem sequer parte de desportos paraolímpicos (apenas o futebol de 5). A natação acabou por ter uma maior votação, pelo que reconhecemos ser o desporto mais divulgado, não só em termos de terapia, mas até para a manutenção da condição física das pessoas. Assim, por senso comum, esta não suscitava grandes dúvidas. A equitação é também um desporto muito importante, nomeadamente em crianças com deficiências mentais e era, por isso, uma das respostas que esperávamos. Quanto ao basquetebol, apesar de ter a sua componente prática no basquetebol de cadeira de rodas, não se engloba nos processos de reabilitação/terapia por exigir um grande esforço em alguém que está a recuperar de uma lesão.

6ª Pergunta: Dos desportos a seguir referidos assiná-la (X), quais os que NÃO fazem parte dos Jogos Paralímpicos.

Nesta questão, deparámo-nos, mais uma vez, com resultados bastante negativos no sentido em que a maioria respondeu de forma errada. No sexo masculino, a percentagem de respostas certas foi de apenas 33% e no sexo feminino foi nula. Não há margens para dúvidas de que, exceptuando casos muito específicos, as pessoas não estão informadas sobre a prática desportiva de pessoas deficientes.

7ª Pergunta: Achas que a nossa sociedade está preparada para acolher pessoas portadoras de deficiências?

Em ambos os sexos, a maior parte dos inquiridos considera que a sociedade não está preparada para acolher pessoas portadoras de deficiências. Não podemos considerar que esteja totalmente certo, pois já conseguimos notar em alguns espaços públicos que houve progressos e avanços nas acessibilidades, apesar de também acharmos que ainda se pode fazer mais. Quando falamos no facto da sociedade estar preparada, também nos referimos às atitudes para com estas pessoas, que não sendo mais especiais que as outras, merecem os mesmos direitos civis e respeito.

8ª Pergunta: Se não, o que achas que é necessário melhorar/mudar?

Da grande percentagem que respondeu que não considerava que a sociedade estivesse preparada para acolher pessoas portadoras de deficiência, são da opinião de que é necessário um grande apoio por parte das câmaras municipais e juntas de freguesia na construção de infra-estruturas com acessibilidades próprias para estas pessoas e também nas ruas, em que os passeios continuam a ser um grande obstáculo.

9ª Pergunta: De que forma é que o desporto pode ajudar as pessoas com deficiência a ultrapassar as dificuldades que lhes surgem? Exemplifica.

Mais uma vez, também os alunos do 12ºB estão conscientes da importância do desporto na vida das pessoas com limitações, em que os seus exemplos sintetizam as nossas conclusões.




Conclusões dos Inquéritos ao 12ºC

5ª Pergunta: Para ti, quais são os desportos que se englobam nos processos de reabilitação/terapia?

A natação teve, mais uma vez, uma grande votação nesta pergunta. Segue-lhe a equitação com mais predomínio. As restantes modalidades que foram seleccionadas pelos inquiridos de ambos os sexos, nomeadamente, o atletismo, a hidroginástica e a yoga, não poderão fazer parte dos desportos com fins terapêuticos pois exigem um esforço intenso por parte dos seus intervenientes. A musculação foi também uma hipótese de resposta e à qual não é costume considerar-se um desporto. Mas apesar disso, o rapaz que respondeu esta vertente desportiva, está correcto no sentido em que para a recuperação, já num estado mais avançado, é essencial a musculação nos casos em os pacientes terão que fortalecer os músculos que perderam com a inactividade para, assim, prevenirem novas lesões e prosseguirem a sua prática desportiva sem restrições de saúde.

6ª Pergunta: Dos desportos a seguir referidos assiná-la (X), quais os que NÃO fazem parte dos Jogos Paralímpicos.

As percentagens nestas respostas foram equitativas em ambos os sexos. Tanto no feminino como no masculino, 9% dos alunos do 12ºC acertaram e os restantes 91% erraram. Estes resultados dirigem-nos para as mesmas conclusões que as das turmas anteriores: a sociedade não está a par das competições do desporto adaptado, por seguir o estereótipo de que é uma prática desportiva de menos valor e pela comunicação social não se envolver em divulgá-la, esta por talvez considerar que não terá o mesmo impacto nas audiências.

7ª Pergunta: Achas que a nossa sociedade está preparada para acolher pessoas portadoras de deficiências?

Do sexo masculino, 64% dos inquiridos respondeu que estava. Do sexo feminino, houve 9% que não respondeu e 55% que achava que a sociedade estava preparada, o que equivale praticamente às percentagens dos rapazes, pois se somarmos 9 a 55 dá 64. Com estas respostas podemos concluir que o que está visível a todos é que a sociedade portuguesa tem condições físicas e sociais para o bem-estar destas pessoas. Por um lado, sabemos que em muitos casos, visíveis, salientamos, os espaços estão bem equipados e estruturados de forma a facilitar o quotidiano de pessoas deficientes, mas no campo das relações sociais, é-nos muito difícil avaliar se estamos preparados ou não, pois não sentimos como os próprios deficientes o sentem.

8ª Pergunta: Se não, o que achas que é necessário melhorar/mudar?

A comprovar as nossas conclusões da resposta anterior, esta, por sua vez, transmite-nos a ideia de que ainda é preciso melhorar as condições físicas de certos locais, porque dos que responderam que a nossa sociedade não estava preparada para acolher pessoas portadoras de deficiência, todos referiram a falta de condições nas acessibilidades.

9ª Pergunta: De que forma é que o desporto pode ajudar as pessoas com deficiência a ultrapassar as dificuldades que lhes surgem? Exemplifica.

Como é do senso comum ou até por experiência própria, principalmente quando se trata de jovens, em que estes estão muito ligados à prática desportiva, sabemos desde já que o desporto é bastante importante na criação de laços sociais e do crescimento pessoal. As respostas a esta questão não fugiram à regra, pelo que os inquiridos da turma do 12ºC partilharam das mesmas opiniões.