terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Entrevista a Filomena Franco, Atleta Remo Paralímpico

Somos estudantes do 12º ano da Escola Secundária de Linda-a-Velha, residentes e atletas do Centro de Alto Rendimento do Jamor. No âmbito da disciplina de Área de Projecto estamos a desenvolver um trabalho cujo tema é “Desporto e Educação”. Dentro deste tema abordaremos alguns subtemas, tais como: “Desporto como Terapia” e “Jogos Paralímpicos”. O nosso fisioterapeuta, Nuno Ferreira, informou-nos do seu caso e gostaríamos de saber se está disposta a colaborar connosco dando-nos o seu testemunho para o nosso trabalho. Preparámos uma entrevista, mas se alguma pergunta ferir a sua susceptibilidade, não é obrigada a responder.

Nome e idade: Filomena Maria Rosa Esteves Franco – Idade 34 anos

Ao longo da sua vida sempre esteve ligada ao desporto? Se sim, a qual ou quais?
Não, ao longo da minha vida nem sempre tive ligada ao desporto apesar de sempre gostar de qualquer desporto.

Que idade tinha quando sofreu o acidente?
Tinha 18 anos.

Em que condições é que o acidente ocorreu?
Estava a trabalhar, num supermercado quando estava a carregar o elevador com vasilhame , a porta abriu, a caixa do elevador não estava e cai no buraco do elevador de costas.

O que mudou na sua vida desde esse acidente?
Mudou tudo… tive que apreender a viver novamente, como se renascesse. Apreendi a viver, a dar mais valor à vida, acima de tudo sei que a vida não acabou numa cadeira de rodas.

Que limitações encontrou na sua vida diária?
Os passeios que ainda continuam a ser uma dor de cabeça quando me deparo diariamente com a via pública, onde a maioria dos passeios estão cheios de carros e de buracos. As calçadas portuguesas que tão bonitas são, que para nós se torna uma limitação na vida diária é uma barreira que não têm fim.

Acha que a nossa sociedade está preparada para acolher pessoas portadoras de deficiência?
Não sem dúvida alguma, os acessos os olhares dos outros, por vezes temos que ser fortes para não desistirmos, a sociedade ainda não é sensível às pessoas diferentes.

Tem tido o apoio de familiares, amigos e até por parte de instituições? Esse apoio tem sido muito importante?
A minha família tem sido sim um apoio muito importante se tenho a força que tenho é graças a eles, os amigos são fundamentais para que consiga sorrir e lutar pelos meus sonhos.

Esses apoios têm contribuído para superar as suas limitações?
A minha força tem superado as minhas limitações, e sem dúvida que as supero, sozinha ou com as ajudas dos que amo.

Sabemos que actualmente pratica remo. Qual foi a sensação que teve pela primeira vez, após o acidente, em praticar este tipo de desporto?
Não existem palavras que consiga descrever o que senti naquele momento, quando me sentei no barco, a sensação foi de liberdade de paixão, posso dizer que o remo é o meu verdadeiro amor.

Que influência, tanto física como psíquica, acha que o desporto tem na vida das pessoas? De que modo ajuda a superar as contrariedades da vida?
O desporto é a minha psicologia, a minha fisioterapia a minha vida com isto digo tudo.

Soubemos que foi aos Jogos Paralímpicos, o seu desempenho foi uma boa experiência? Que outras competições gostaria de salientar, que tenham sido importantes para a sua realização pessoal?
O meu desempenho nos jogos, foi sem dúvida uma experiencia extraordinária, dei sempre o meu melhor e acima de tudo ficam memórias para toda a vida. Apreendi a nadar depois do meu acidente, entrei em algumas competições claro que para a minha realização pessoal foi importante (realizei um desafio que quando andava pensei várias vezes em realizá-lo).

Tem algum sonho, alguma ambição, que queira realizar no desporto ou na vida?
Sim a vida é feita de sonhos… tento realizá-los… vencer no remo ir aos próximos jogos Londres 2012 já estou a trabalhar para isso, dedico a minha vida a este sonho… trazer a medalha de ouro para Portugal é essa a minha grande ambição. Ser Feliz!!!

Para finalizar, que mensagem gostaria de passar a todos os desportistas portugueses?
Nunca desistirem de serem felizes, o sonho comanda a vida…

Agradecemos por se ter disponibilizado a ajudar-nos. Desejamos-lhe muito sucesso no desporto e na vida.

Obrigada. Espero que vos ajude no vosso trabalho.




Sem comentários:

Enviar um comentário